Inúmeros prédios são construídos todos os dias em todo o país. Um dos problemas que pode ser encontrado pelos construtores e síndicos é a pressão da água. Para que isso não ocorra, é preciso o uso da válvula redutora de pressão.
Entenda mais a fundo sobre esse equipamento, como onde usar e seus tipos.
Funcionalidade da válvula de pressão e quando usar?
A válvula redutora de pressão é responsável por diminuir a pressão da água ou gás em diversos locais como edifícios, cervejarias, indústrias farmacêuticas, de alimentos e bebidas. No caso dos prédios residenciais, segundo a NBR 5626, a pressão da água deve ser menor que 40 mca.
Além disso, ela também mantém o bom funcionamento dos equipamentos de segurança e dos operadores, no caso de empresas. Portanto, ela controla a pressão e a manda na medida certa pela saída.
Tipos de válvula de pressão
Para saber qual o tipo de válvula de pressão escolher para seu prédio ou indústria, é preciso conhecer as disponíveis no mercado, confira os 3 tipos e veja qual o melhor para sua necessidade.
- Proporcional: possui um mecanismo automático, sem sistema de molas ou parafusos de regulagem. Ela se mantém fechada quando não está em uso;
- Pilotada: reduz a pressão de entrada e tem saída constante, independente das variações normais de vazão e pressão do sistema. Se não houver consumo, ela se fecha;
- Ação Direta: ela reduz a pressão de água antes de um ponto do sistema, ou seja, onde é instalada, para um valor definido após esse ponto. A pressão da água após a válvula sempre será constante.
Problemas causados pela falta de uso da válvula de pressão
Investir em uma boa válvula redutora de pressão é de suma importância para não ter problemas nos edifícios. Além dos gastos a mais com os ajustes, reclamações podem surgir com esses danos e trazer maiores transtornos como a redução de moradores.
Confira quais problemas podem surgir e não tenha dúvidas de optar pela válvula no seu prédio:
- Baixa pressão da água;
- Desconforto no banho;
- Panes nas máquinas de lavar roupa e louça;
- Consumo de água desenfreado.
Os danos podem custar muito caro para quem não usa a válvula redutora de pressão. Imagine se todas as máquinas de lavar roupa quebrarem e o dono do prédio ter que ressarcir todos os moradores?
Claro que fazer um bom investimento em bons equipamentos é a melhor opção. A instalação deve ser feita por um profissional capacitado. Evite maiores danos nas tubulações e aparelhos de moradores.
Segundo a NBR 5626, a manutenção deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano, portanto, fique atento aos prazos. Também com o tempo de troca das tubulações e demais componentes das edificações como registros e válvulas.
Agora que você aprendeu tudo sobre esse equipamento essencial para reduzir a pressão da água, seus tipos e quais normas deve seguir, escolha a melhor empresa para comprá-la.
A Conservadora Paulista está há mais de 50 anos no mercado. Tempo suficiente para entender do assunto e te ajudar na melhor opção para sua necessidade. Entre em nossa loja virtual e encontre tudo para o sistema hidráulico do seu projeto.
Leia também
Saiba o que é e quais são os tipos – pressurizador de águaQuando e por quê fazer a manutenção da bomba de água! Voltar