O problema de muitas casas, apartamentos e coberturas que não possuem caixa d ‘água ou quando elas são instaladas muito abaixo dos pontos de vazão de água é a sua pressão baixa. O pressurizador de água resolve esse transtorno, aumentando a pressão da água nos pontos de consumo.
Algumas atividades diárias como tomar banho ou lavar a louça ficam melhores quando ele é instalado. Conheça os tipos disponíveis e qual deles é o ideal para a sua necessidade.
O que é um pressurizador de água
O pressurizador de água é um tipo de bomba que aumenta a pressão da água. Assim, a vazão será aumentada nos pontos de consumo do local como torneiras e chuveiros. Além disso, ele realiza a distribuição de um ponto para outro, possibilitando o uso de dois pontos ao mesmo tempo.
Sendo a solução ideal para casas, apartamentos e comércios que possuem baixa pressão de água em seus pontos de distribuição.
Quais são os tipos disponíveis no mercado
Cada tipo de pressurizador de água tem uma maneira diferente de acionar a pressão da água. Confira os 3 tipos disponíveis no mercado.
Fluxostato
Possui um sensor que aciona o funcionamento da bomba somente quando tiver fluxo de água. Portanto, ele é ideal quando a pressão da água é baixa em apenas um ponto. Quando um desses pontos é aberto, ela passa pelo fluxostato, que emite um sinal para a bomba ser acionada.
Assim, quando o ponto é fechado, ele corta o abastecimento, desligando a bomba. O seu diferencial é que ele tem de ser instalado acima do ponto de consumo que precisa de maior pressão para funcionar corretamente.
Pressostato
Independente se há o consumo de água no local, esse pressurizador de água mantém a pressão ininterruptamente. Assim, se a pressão cair, o sistema é acionado até ela ficar na vazão ideal. Desligando automaticamente quando a pressão é reparada. Ele pode ser instalado acima ou abaixo dos pontos de consumo.
Inversor de Frequência
Ele mantém a pressão da água sempre constante, porém, ele tem uma rotação variável que só atende a demanda necessária. Isso faz com que ele economize energia, já que, quando não há necessidade de vazão, sua rotação é menor.
Como escolher o ideal para sua necessidade
Cada pressurizador de água tem uma capacidade de vazão por minuto. Sendo assim, você deve analisar quantos pontos ele vai atender. Veja alguns exemplos do que cada item gasta para fazer a conta e entender quanto de vazão ele deve ter:
- Chuveiro: 0,20 litros por segundo;
- Torneira: 0,17 litros por segundo.
Normalmente, nas casas eles são instalados após a caixa d’água. Caso não haja a necessidade de pressurizar todo o sistema, ele é instalado na tubulação que alimenta o ponto em questão, chamada ramal.
Na Conservadora Paulista você conta com um dos modelos mais modernos no mercado. Temos mais de 55 anos de experiência em equipamentos hidráulicos, conte conosco para adquirir um pressurizador de água com um ótimo custo-benefício.
Leia também
Entenda o que é, como preservar e quais são os tipos de bomba sapo?Quando usar uma válvula redutora de pressão e quais são os seus tipos? Voltar