Comercial e suporte
(11) 2692-2355
(11) 2662-2855
Válvula Redutora de Pressão
Qual válvula redutora de pressão escolher para meu prédio?

Há uma norma que estipula a pressão máxima da água, estamos falando da NBR 5626 (ABNT, 1996). Ela determina que a pressão da água não passe de 4 kgf/cm² (40 m.c.a.). Portanto, em alguns casos, se faz necessário o uso da válvula redutora de pressão.

A cada ano, milhares de prédios são inaugurados no Brasil. Devido à sua altura, a pressão da água pode ultrapassar os limites da NBR 5626. O problema disso é que, muitos fabricantes usam a norma como base em seus produtos.

Portanto, com uma pressão maior, os equipamentos terão falhas e perderão a garantia. Por isso, é muito importante saber qual válvula usar no seu prédio. Continue a leitura e saiba qual a ideal.

Tipos de válvula redutora de pressão

Os prédios querem vender o maior número de apartamentos possível. Desse modo, usar reservatórios intermediários não seria a melhor solução. Assim, ter uma válvula redutora de pressão no seu prédio, resolveria o problema da pressão da água sem interferir nas vendas.

Elas reduzem a pressão da água e, quando não há o consumo, ela se fecha. Isso faz com que a pressão excessiva não ultrapasse a tubulação a jusante. Existem 3 tipos de válvulas no mercado, confira:

Válvula Proporcional

Ela não apresenta o sistema de molas ou parafusos de regulagem. Dessa forma, o seu mecanismo é automático, funcionando conforme o princípio de pascal. Se mantêm fechada quando não há consumo, assim, a pressão da água não será maior que a norma.

Válvula Pilotada

Nela, há um dispositivo que reduz a pressão de entrada e de saída constante, independente das variações normais de vazão e pressão do sistema. Caso não haja consumo, ela se fecha.

Ação Direta

A válvula redutora de pressão de ação direta reduz a pressão da água antes de um ponto específico do sistema, ou seja, no ponto de instalação, para um valor próprio após ele. Enfim, a pressão da água depois da válvula será sempre constante.

Qual válvula redutora de pressão é a ideal para meu prédio?

No tópico acima você pôde conhecer os tipos de válvula redutora de pressão. Agora basta saber qual é a ideal para seu prédio. Não há uma resposta correta para esta pergunta, pois, somente um profissional habilitado saberá informar qual caberá melhor ao tipo de prédio.

Portanto, não deixe essa função nem a de manutenção e ajustes para moradores que não são capacitados em resolver esta questão. Por isso, é necessário entrar em contato com uma empresa capacitada para apresentar a melhor solução.

A falta ou falha de uma válvula pode causar diversos desconfortos como:

  • Ruídos na tubulação;
  • Consumo de água desenfreado;
  • Problemas nos equipamentos da rede hidráulica;
  • Incômodo no banho.

Para que esses transtornos não ocorram no seu prédio, conte com uma empresa séria. A Conservadora Paulista está há 55 anos trazendo soluções personalizadas para seus clientes.

Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento de uma válvula redutora de pressão ideal para seu prédio.

Leia também