A manutenção da bomba de água deve ser feita para manter a sua capacidade e evitar que ela pare de funcionar precocemente.
Separamos os demais motivos de fazer esse procedimento e o porquê de realizá-lo periodicamente. Além disso, trouxemos suas funcionalidades em diversos setores.
Funcionalidades da bomba de água
Antes de conhecer um pouco mais sobre a bomba de água, saiba onde ela é usada. Muito conhecida por puxar a água de locais alagados e muito usada em poços, ela tem mais funções do que você imagina:
- Piscinas: fazendo circular grandes quantidades de água na piscina;
- Caixa d’água: usada para encher reservatórios em condomínios verticais;
- Incêndios: nesses casos ela é mais que essencial, sendo de suma importância apagando incêndios e salvando vidas;
- Fontes e chafariz: seu funcionamento é contínuo por conta do movimento constante da água.
Por que fazer a manutenção da bomba de água
A manutenção da bomba tem impactos que vão desde a economia no seu bolso até nos recursos naturais, confira:
-
- Baixa na conta de luz: bombas com falhas puxam mais energia. Com a manutenção, ela tem a sua capacidade mantida, trabalha corretamente e sua conta de luz não aumenta;
- Manter a sua capacidade: uma bomba de água sem manutenção perde a sua capacidade precocemente e não consegue enviar água para os lugares para qual foi projetada. Principalmente se ela é usada em prédios verticais;
- Diminuir os impactos no meio ambiente: uma bomba com falhas, diminui a vazão da água nos apartamentos. Assim, as pessoas ficam mais tempo no banho, lavando louça, dentre outras funções, enquanto a água é desperdiçada. Assim, há o aumento na conta de luz, gerando a necessidade da construção de cada vez mais hidrelétricas. Apesar de ser uma fonte de energia limpa e renovável, ela mata todo o ecossistema da região. O clima também se torna mais quente e úmido, devido ao acúmulo de água.
Além disso, uma bomba com falhas pode causar vazamentos em toda a hidráulica do prédio. Muita água pode se perder até que o problema seja descoberto.
Quando devo fazer a manutenção da bomba de água
O período de manutenção vai depender do manual do fabricante da sua bomba de água. A de incêndio, por exemplo, deve passar pela manutenção a cada 6 meses.
Independente se você tem um condomínio com muitas bombas de água ou só tem uma em sua residência, deve ter um plano de manutenção. Marque no calendário quando foi feita a última revisão e quais peças foram trocadas.
Como visto, todas as causas da falta de manutenção levam a uma diminuição e até perda total da capacidade da bomba de água. Sendo assim, a melhor solução é contratar uma assistência técnica para fazer esse trabalho.
Para economizar ainda mais no seu bolso e diminuir os gastos com os recursos naturais, conte com uma empresa que vende e ainda faz a manutenção da bomba de água. A Conservadora Paulista conta com profissionais capacitados e treinados continuamente para lhe atender da melhor forma.
Temos mais de 55 anos no segmento e sabemos qual o produto ideal para sua necessidade e com o melhor custo-benefício. Entre em nosso site e confira!
Confira Também: Tipos de Bomba de Água – Como escolher?
Leia também
Quando usar uma válvula redutora de pressão e quais são os seus tipos?Soluções eficientes para economizar água em seu condomínio Voltar