Comercial e suporte
(11) 2692-2355
(11) 2662-2855
Diferença entre submersa e submersível
Diferença entre bomba submersa e submersível

Existem muitas soluções no mercado para quem quer resolver o problema no transporte de água. Entre essas opções, destacam-se a bomba submersa e a bomba submersível. Contudo, é muito comum ocorrer uma certa confusão em relação a esses modelos e na hora de comprar, você opta por um equipamento não compatível com a sua necessidade. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a diferença entre a submersa e a submersível.

Portanto, se quer fugir de problemas e investimento errado, continue a leitura até o fim. No final do conteúdo, você vai entender o que é uma bomba submersa; o que é uma bomba submersível e quais são as suas principais aplicações.

Entendendo a diferença entre bomba submersa e submersível

Tanto a bomba submersa, quanto a submersível estão presentes em muitas atividades, desde comerciais até domésticas. A similaridade restringe-se apenas ao nome, uma vez que elas possuem um funcionamento bem particular.

Para te ajudar nessa distinção, falaremos mais sobre cada modelo.

O que é uma bomba submersa

A bomba submersa é um dispositivo elétrico usado para bombear água de poço artesianos, tubulares ou de outras estruturas subterrâneas. Esse modelo é projetado para bombear água limpa, sugando o líquido para abastecer cisternas, caixas de água e outras reservatórios.

Existem diferentes formatos para bomba submersa, mas o objetivo é o mesmo: puxar águas de grandes profundidades. Porém, os modelos se diferenciam na potência, e capacidade de vazão.

De maneira geral, a bomba submersa opera em águas com temperatura entre 30ºC a 35ºC, variando de acordo com as especificações do fabricante. Quando o assunto é capacidade de permanecer mergulhada na água, a média é ficar até 20 metros, conseguindo ter uma vazão de até 2.300 litros por hora.

As bombas submersas são fabricadas para atender tensões de 115v, 127v, 220v e 254v. modelos monofásicos e trifásicos.

Principais aplicações

Como mencionamos, a bomba submersa sugará água limpa de poços, então seu aproveitamento é para abastecimento e distribuição de água. Entre suas aplicações citamos:

  • Abastecimento de condomínios residências e comerciais;
  • Armazenamento doméstico de água;
  • Compor sistemas de irrigação de pequenas plantações;
  • Distribuição de água para o setor pecuarista;
  • Utilização em serviços de jardinagens em praças e outros ambientes.

O que é a bomba submersível

Agora vamos falar sobre a bomba submersível? É um equipamento projetado para bombear líquidos que possuem partículas sólidas ou outros dejetos. Por isso, são bombas mais robustas, usadas principalmente para limpar reservatórios de água.

Além de ter funções diferentes da bomba submersa, a bomba de água submersível não opera constantemente no reservatório, ou seja, ao final de sua utilização deve ser retirada e completamente limpa.

Outro detalhe importante é que toda a sua estrutura é mais complexa, uma vez que alguns modelos operam com 2 motores elétricos com eixos de aço inox para não ocorrer deterioração.

Você encontra bombas submersíveis em modelos trifásicos e monofásicos.

Principais aplicações da bomba submersível

As bombas submersíveis têm vasta aplicação, sendo aproveitada por empresas de manutenção e de saneamento. Elas são usadas para:

  • Projetos de escoamento/drenagem de águas pluviais e fluviais;
  • Operações que visem aprofundar mais o poço artesiano;
  • Serviços que precisam bombear partículas imperceptíveis (fluídos de óleo, por exemplo);
  • Diferentes atividades industriais;
  • Utilizada em estações de tratamento de esgoto.

O que achou do nosso artigo sobre a diferença entre bomba submersa e submersível? Agora ficou mais tranquilo para resolver esse tipo de situação? Se gostou, não deixe de curtir e compartilhar para ajudar os seus amigos a encontrarem as soluções que procuram.

Até a próxima!

Leia também