Comercial e suporte
(11) 2692-2355
Como puxar água do rio
Como puxar água do rio – Escolhendo o equipamento ideal!

O trabalho de retirar água de reservatórios naturais é complexo e, para ser feito corretamente, é essencial contar com os equipamentos ideais. Nesse artigo, vamos falar sobre como puxar água do rio com diferentes modelos de bombas d’água. Se você é um produtor rural ou um pecuarista, com certeza entende a constante luta para captar e armazenar água… Não se preocupe, depois desse artigo será tudo mais fácil.

Entendendo melhor como puxar água do rio

Para puxar água de um rio ou represa para utilizá-la em sistemas de irrigação, por exemplo, é importante estudar muito bem o terreno e conhecer a situação da rede de drenagem. Na maior parte dos casos, a propriedade está localizada próxima de uma das margens do rio, ou terá em seus hectares um lago fluvial. Então, o primeiro passo é conhecer a topografia do local, verificar as distâncias, aclives e declives que a tubulação percorrerá até o reservatório que receberá a água.

Reforçamos que ignorar esse levantamento é um erro crucial, afinal, com ele, você identifica o tipo de bomba de água a ser usada; quanto de tubulação será necessário; quais conexões serão utilizadas; se existe a necessidade de nivelar terreno ou colocar escoras, registros de passagens e outros detalhes.

Bombas d’água para puxar água de rio

Como destacamos no começo do artigo, a bomba d’água é o principal aliado nessa complicada missão de transportar água de um ponto para outro. Para facilitar a sua vida, separamos algumas opções de modelos, confira:

Bomba Centrífuga

A bomba centrífuga é um modelo indicado para grandes distâncias horizontais, uma vez que tem bom desempenho de vazão. Contudo, é válido reforçar que ela não é a melhor opção quando falamos sobre pressão. De qualquer forma, trata-se de uma alternativa muito interessante, pois consegue trabalhar com líquidos bombeados até 70º C. Ou seja, você pode utilizá-la também para bombear produtos químicos, efluentes, vinhoto e alguns dejetos industriais.

Bomba Submersa

Também chamada de bomba sapo, essa bomba d’água faz a sucção da água do rio por submersão. Em outras palavras, será colocada posicionada em uma determinada profundidade para puxar água e transferir para outro ponto. Ela possui uma boa vazão e consegue bombear água para grandes distâncias e alturas.

Sendo assim, a sua principal utilização é para águas subterrâneas; porém, ainda é uma opção viável para rios, lagos e pequenas represas. O importante é seguir todas as instruções do fabricante, para o equipamento funcionar de maneira plena.

Bomba de recalque

O maior diferencial da bomba de recalque é a sua grande potência, sendo reconhecida pela sua boa vazão e pressão para projetos com altura acentuada. Não à toa, é amplamente utilizada em prédios verticais, por exemplo.

Em sistemas agrícolas, ela pode ser usada na captação de água nos reservatórios naturais e no próprio sistema de irrigação. É comum os pecuaristas aproveitam suas qualidades para bombear água para tanques de criação de peixes e para manutenção de estábulos e outras partes de uma fazenda.

O que achou do nosso artigo sobre como puxar água do rio com a bomba d’água? Agora ficou mais tranquilo para resolver esse tipo de situação? Se gostou, não deixe de curtir e compartilhar para ajudar os seus amigos a encontrarem as soluções que procuram.

Até a próxima!

Leia também