Comercial e suporte
(11) 2692-2355
(11) 2662-2855
Como pressurizar rede de incêndio
Como pressurizar rede de incêndio

A história tem mostrado ao longo dos anos o quão importante tem sido proteger empresas e condomínios com sistemas de proteção a incêndio que atuem de imediato a qualquer sinal de perigo. Para que funcione com total eficiência e segurança, é necessário saber como pressurizar rede de incêndio com os equipamentos certos, seguindo o procedimento correto de pressurização.
Vamos contar como é feita a pressurização e como os equipamentos da Conservadora Paulista podem ajudar a garantir a proteção da sua rede de incêndio e a integridade de todos os condôminos.

Como pressurizar rede de incêndio: passo a passo

Para começar, é necessário ficar atento com a pressurização da água. Tanto que há uma norma que regulamenta o combate a incêndios, que é a NR 23. Dentro desta NR estão indicados os parâmetros necessários para pressurizar o líquido.

Um destes parâmetros é a força do fluido do esguicho de água, de modo que seja suficiente para combater o fogo com rapidez e evitar que se propague e evite o aparecimento de mais chamas.

O equipamento ideal para pressurização da rede de incêndio é a bomba de incêndio. Sua fabricação é feita de acordo com os requisitos legais e normas técnicas, como a NBR 13714, que regulamenta a sua fabricação, e normas do corpo de bombeiros, padronizando a bomba na cor vermelha.

Dentre os requisitos necessários, a bomba de incêndio deve:

• Bombear a água com vazão suficiente para eliminar o foco de fogo;
• Fazer com que o jato d’água alcance grandes distâncias e alturas;
• Ter a pressão correta para apagar as chamas.

A bomba de combate a incêndio é movida por um motor elétrico ou motor a combustão, sendo o motor elétrico o modelo mais comum, ligado a um reservatório ou hidrante.

Acompanham com a bomba de incêndio as válvulas de alívio de pressão, de redução de pressão e o pressostato, que controla o fluxo de água que vai passar pela tubulação. Além disso, pode ser utilizado uma bomba jockey, destinada para evitar vazamentos de água na rede quando alimentadas por um reservatório inferior.

Para entender como pressurizar rede de incêndio, é necessário saber que acontece desta forma:

• Abrir o hidrante e esperar que a bomba jockey entre em ação para que pressurização da rede normalize;
• Entra a bomba principal porque a bomba jockey não tem vazão suficiente para segurar a pressão da água;
• Com a bomba principal em ação, as chamas são combatidas.

Estes equipamentos devem ser de alta qualidade e com garantia de manutenção fácil. E a Conservadora Paulista é referência quando o assunto é redes de incêndio.

Combate a incêndio é na Conservadora Paulista

A Conservadora Paulista é uma empresa que está há 53 anos no mercado disponibilizando produtos para rede de incêndio, como bombas d’água, válvulas e acessórios de primeira linha e com garantia.

Oferecemos assistência técnica qualificada e especializada através de profissionais com expertise em manutenção de equipamentos, atuando também em diversos ramos, como saneamento, abastecimento de água, indústria em geral.

Nosso corpo de engenheiros e técnicos atendem 24h por dia, 7 dias por semana para assegurar a melhor proteção para sua rede com preço justo e acessível.

A Conservadora Paulista sabe como pressurizar rede de incêndio e garantir a tranquilidade de todos os envolvidos. Venha conhecer nossos serviços e conte com o nosso know-how para atender suas necessidades.

Leia também