Procurando por um equipamento extremamente eficiente e com excelente custo-benefício? Então, você precisa conhecer as bombas sapo! Esse tipo de bombas multiestágio tem um preço mais em conta e pode ser usada de diferentes formas. Embora tenha perdido espaço no mercado – principalmente por conta do crescimento das construções de poços artesianos – a bomba sapo ainda tem o seu valor e merece um olhar especial. Quer entender melhor como ela funciona? Continue a leitura que explicamos tudo!
O que são as bombas sapo?
Como vimos antes, as bombas sapo também são chamadas de bombas multiestágio. Ou seja, elas operam totalmente debaixo d’água e são comumente usadas em residências ou propriedades rurais de pequena porte.
O seu funcionamento é bem diferente, por exemplo, das bombas centrífugas. Elas funcionam por meio de vibrações; em outras palavras, um eletroímã atrai e repele um martelo preso a um diafragma. Somando esse movimento e uma série de válvulas, a bomba sapo puxa a água e a empurra para saída do dispositivo.
Para o quê serve as bombas sapo?
A principal função da bomba submersa é transportar águas limpas ou sujas. Dessa forma, podem ser utilizadas como caixas d’água, valas, cisternas, águas pluviais, poços, etc. Contudo, é importante destacar que elas possuem uma forma construtiva ideal, por isso, são mais indicadas para atuar em cisternas – bombeando a água até uma caixa ou tanque de armazenamento.
Quais são as principais vantagens deste tipo de bomba?
Comparado aos outros modelos, as bombas sapos possuem vantagens bem interessantes. Veja abaixo:
- Economia: elas são mais baratas que as centrífugas, podendo custar até 50% menor.
- Versatilidade: a bomba sapo é portátil e de fácil instalação.
- Eficiência de energia: por ser submersa, a força de propulsão da bomba é muito elevada.
Como cuidar de sua bomba sapo
Como todo equipamento, as bombas sapo também exigem cuidados especiais para preservar o seu bom funcionamento. Confira algumas dicas que separamos para você:
- A bomba sapo não pode ficar encostada no fundo, uma vez que a sua vibração provoca a suspensão de partículas que podem sujar a água, fazendo com que a bomba aspire detritos;
- Não deixe a entrada da bomba ficar para fora do espelho d’água;
- Nunca deixe o dispositivo operando a seco. Para evitar isso, utilize uma bóia de nível;
- Em hipótese alguma mergulhe a emenda do fio na água, se não for possível evitar isso, use uma fita isolante de autofusão ou tubo termo retrátil com resina;
- Tome cuidado para não bloquear ou limitar o fluxo de saída da água com uma válvula ou dobra na mangueira;
- Cheque se a tensão da rede elétrica corresponde a do equipamento;
- Nunca entre na água caso a bomba esteja ligada na corrente elétrica.
Além destes cuidados, é importante também prestar atenção quando for preciso transportar a sua bomba sapo:
- Nunca levante o equipamento pelo fio, mas use a mangueira, uma corda ou um cabo de segurança;
- Não exponha os componentes elétricos à chuva;
- No transporte, certifique-se de que a bomba não fique solta, pois poderá causar dano ao veículo, aos ocupantes e ao próprio motor.
O que achou do nosso artigo sobre a bomba sapo e como utilizá-la? Agora ficou mais tranquilo para comprar a sua? Se gostou, não deixe de curtir e compartilhar para ajudar os seus amigos a encontrarem as soluções que procuram.
Até a próxima!
Leia também
Tipos de Bomba d’Água: como escolher a ideal para a sua necessidadePiscina com Hidro – 4 vantagens que você precisa conhecer Voltar