Comercial e suporte
(11) 2692-2355
(11) 2662-2855
foto bomba submersa
Bomba submersa: saiba tudo sobre a bomba ideal para poços artesianos

A bomba submersa é a mais indicada para captar a água em poços artesianos. Quer saber mais como ela funciona e quais os cuidados que você deve tomar para ela durar mais? 

Então é só continuar a leitura antes de realizar a sua compra.

Tudo sobre a bomba submersa 

Feita para trabalhar dentro d’água, a bomba submersa é a ideal para os poços artesianos. São conhecidas como bomba caneta ou palito por serem em formato cilíndrico e comprimido. 

É preciso conhecer bem o diâmetro, profundidade e vazão de água do poço artesiano que será utilizado a bomba. Você pode ter essas informações com a empresa contratada para perfurar seu poço. 

A diferença entre ela e a bomba submersível é que ela trabalha totalmente dentro da água, já a outra, parcialmente. Portanto, não pode ser acionada em locais secos, evitando a queima da bomba.

Alguns modelos de bomba submersa conseguem ficar em até 20 metros de água, com uma vazão de até 2.300 litros por hora. Seus modelos podem ser monofásicos e trifásicos, operando em diversas tensões: 115v, 127v, 220v, 254v.

Ela pode ser usada para diversas finalidades: 

  • Sistemas de irrigação de plantações;
  • Água para a pecuária;
  • Abastecimento para residências, apartamentos e comércios;
  • Jardinagem.

Como funcionam 

A bomba submersa joga a água para cima e, na maioria dos modelos, é feito a partir de um bombeamento elétrico submersível (ESP), um tipo de motor. Elas são feitas de ferro e inox, a última opção é a melhor por conta de não enferrujarem. 

Cuidados com a bomba submersa

Quanto maiores os cuidados com a bomba submersa, maior o tempo de uso, que podem ser anos. Isso aumenta o custo-benefício e diminui os custos com trocas. Separamos dicas essenciais para ela durar mais tempo que o esperado, confira:

  • Verifique se o poço tem o diâmetro e profundidade ideal para a bomba;
  • Se ela foi feita para transportar água e partículas sólidas;
  • Observe a máxima temperatura de operação;
  • Veja se a rede elétrica é a mesma que a da bomba.

As manutenções devem ser feitas a cada 6 meses de uso. 

Além disso, a tampa do poço artesiano deve ser ajustada conforme a saída do reservatório. Sendo assim, deve ter alguns furos para:

  • Tubo de recalque;
  • Cabo de aço que vai segurar a bomba;
  • Parafuso que vai prender a tampa;
  • Passagem dos cabos, motor e eletrodos.

Agora que você sabe qual a motobomba ideal para o seu poço artesiano, precisa de uma empresa de confiança para lhe atender. 

Conte com a Conservadora Paulista, aqui temos uma equipe treinada para atender às suas necessidades. Operamos há mais de 50 anos no mercado, além disso, temos um quadro de funcionários com técnicos e engenheiros 7 dias por semana e 24h por dia. 

Portanto, se quer ter certeza de que está fechando um bom negócio seguro, fale com um de nossos profissionais e adquira a melhor bomba submersa

Leia também