A bomba submersa é a mais indicada para captar a água em poços artesianos. Quer saber mais como ela funciona e quais os cuidados que você deve tomar para ela durar mais?
Então é só continuar a leitura antes de realizar a sua compra.
Tudo sobre a bomba submersa
Feita para trabalhar dentro d’água, a bomba submersa é a ideal para os poços artesianos. São conhecidas como bomba caneta ou palito por serem em formato cilíndrico e comprimido.
É preciso conhecer bem o diâmetro, profundidade e vazão de água do poço artesiano que será utilizado a bomba. Você pode ter essas informações com a empresa contratada para perfurar seu poço.
A diferença entre ela e a bomba submersível é que ela trabalha totalmente dentro da água, já a outra, parcialmente. Portanto, não pode ser acionada em locais secos, evitando a queima da bomba.
Alguns modelos de bomba submersa conseguem ficar em até 20 metros de água, com uma vazão de até 2.300 litros por hora. Seus modelos podem ser monofásicos e trifásicos, operando em diversas tensões: 115v, 127v, 220v, 254v.
Ela pode ser usada para diversas finalidades:
- Sistemas de irrigação de plantações;
- Água para a pecuária;
- Abastecimento para residências, apartamentos e comércios;
- Jardinagem.
Como funcionam
A bomba submersa joga a água para cima e, na maioria dos modelos, é feito a partir de um bombeamento elétrico submersível (ESP), um tipo de motor. Elas são feitas de ferro e inox, a última opção é a melhor por conta de não enferrujarem.
Cuidados com a bomba submersa
Quanto maiores os cuidados com a bomba submersa, maior o tempo de uso, que podem ser anos. Isso aumenta o custo-benefício e diminui os custos com trocas. Separamos dicas essenciais para ela durar mais tempo que o esperado, confira:
- Verifique se o poço tem o diâmetro e profundidade ideal para a bomba;
- Se ela foi feita para transportar água e partículas sólidas;
- Observe a máxima temperatura de operação;
- Veja se a rede elétrica é a mesma que a da bomba.
As manutenções devem ser feitas a cada 6 meses de uso.
Além disso, a tampa do poço artesiano deve ser ajustada conforme a saída do reservatório. Sendo assim, deve ter alguns furos para:
- Tubo de recalque;
- Cabo de aço que vai segurar a bomba;
- Parafuso que vai prender a tampa;
- Passagem dos cabos, motor e eletrodos.
Agora que você sabe qual a motobomba ideal para o seu poço artesiano, precisa de uma empresa de confiança para lhe atender.
Conte com a Conservadora Paulista, aqui temos uma equipe treinada para atender às suas necessidades. Operamos há mais de 50 anos no mercado, além disso, temos um quadro de funcionários com técnicos e engenheiros 7 dias por semana e 24h por dia.
Portanto, se quer ter certeza de que está fechando um bom negócio seguro, fale com um de nossos profissionais e adquira a melhor bomba submersa.
Leia também
Saiba como escolher Motobomba circuladoraQual válvula redutora de pressão escolher para meu prédio? Voltar