Comercial e suporte
(11) 2692-2355
(11) 2662-2855
Tipos de bomba d'água
Tipos de Bomba d’Água: como escolher a ideal para a sua necessidade

As bombas d’água são um dos equipamentos mais importantes para empreendimentos que necessitam transportar grandes volumes de água entre diferentes locais. Normalmente, elas são ligadas a canos e ainda podem funcionar como pressurizadores. Existem diferentes tipos de bomba d’água no mercado e cada um desses produtos traz características e funções específicas.

Por isso, para te ajudar na hora de investir neste equipamento, preparamos um artigo com os principais modelos disponíveis.

Bomba submersa e submersível

As bombas submersa e submersível são os modelos principais de bombas d’água. Elas são conhecidas por funcionarem dentro da água, mas possuem algumas diferenças entre elas. Calma, a gente te explica!

Primeiro, vamos falar sobre a bomba submersa: ela é fabricada para operar o tempo todo abaixo do nível da superfície. Ou seja, não há necessidade de removê-la do local após o seu uso. Dessa forma, acaba sendo amplamente usada em projetos de poço artesiano ou semi-artesiano. Na sua instalação, é importante colocar o conjunto do motor e da bom dentro do poço, abaixo do nível dinâmico. Se corretamente instalada, a bomba não precisa de manutenção periódica.

Já as bombas submersíveis, por outro lado, podem funcionar por um determinado tempo dentro da água, mas devem ser removidas para o líquido secar e então serem guardadas. Por não operarem o tempo todo abaixo do nível da superfície, elas são indicadas para esgotamento de água pluvial ou de esgotos.

Bombas centrífugas

Outro modelo interessante são as bombas centrífugas, sendo usadas especialmente para transferir um alto volume de água para reservatórios instalados em grandes alturas. Além disso, ela também pode ser utilizada em regiões mais secas (acima do solo).

Bombas autoaspirante

A bomba autoaspirante é um tipo de bomba centrífuga, uma vez que opera acima do solo também. Contudo, diferente do modelo anterior, ela é capaz de encher a tubulação de sucção e foi desenvolvida para realizar a transferência de água impedindo o seu retorno. Ideais para poços ou reservatórios de até 80 metros de profundidade.

Bomba periférica

Continuando a nossa lista, temos a bomba periférica. Ela também funciona acima do solo e é recomendada para locais de até 7 metros de profundidade. Entretanto, o seu desempenho é melhor quando transporta um baixo volume de água em alta pressão.

Bomba injetora

O último produto que citamos aqui são as bombas injetoras. Trata-se de um tipo de bomba d’água de superfície e que trabalha em alta pressão, podendo puxar a água de 20 a 40 metros de profundidade. Para instalá-la, você precisa de dois tubos: um de sucção e outro injetor.

O que achou do nosso artigo sobre tipos de bomba d’água? Agora ficou mais tranquilo para escolher a sua? Se gostou, não deixe de curtir e compartilhar para ajudar os seus amigos a resolverem problemas de pressão em casa. Além disso, confira também o catálogo dos nossos principais produtos.

Até a próxima!

Leia também